O implante dentário é uma técnica de reabilitação oral que permite a recuperação total de um ou mais dentes perdidos. Como se trata de uma técnica moderna e segura, o número de pessoas em busca de informações sobre esse procedimento aumenta a cada dia!
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), são realizados cerca de 1 milhão de implantes dentários por ano no país.
Diante de tantas informações e explicações sobre o implante dentário, é comum que surjam dúvidas sobre quais os tipos de implantes disponíveis, as indicações e contraindicações, os benefícios para a saúde e os cuidados que são necessários antes e depois do procedimento.
Para te ajudar a tirar todas essas dúvidas e entender melhor sobre o implante dentário, eu, Dr. Rodrigo Vosiacki preparei esse guia completo sobre o assunto. Acompanhe por tópico!
- O que são implantes dentários?
- Como é o processo de colocação dos implantes?
- Quais são os benefícios dos implantes dentários?
- Como escolher o dentista e a clínica certa para o procedimento?
- Implantes dentários: quanto custa?
- Cuidados pós-operatórios: o que fazer após a cirurgia?
- Riscos e complicações: o que esperar após a cirurgia de implante dentário?
- Alternativas aos implantes dentários: quais são as opções disponíveis?
- Vale a pena fazer implantes dentários?
O que é o implante dentário?
O implante dentário é um procedimento cirúrgico de reabilitação oral no qual as raízes dos dentes perdidos são substituídas por pinos de materiais compatíveis com o organismo humano. A fixação dos pinos é definitiva, ou seja, os pinos se integram ao osso e, com isso, não são necessários retoques ou trocas periódicas do material.
O material dos pinos é escolhido estrategicamente. Existem duas opções disponíveis, ambas seguras para o paciente: o titânio ou a zircônia cerâmica. No entanto, gosto de orientar meus pacientes que, sempre que há a possibilidade de não inserir metais (como o titânio) no corpo, melhor! Por isso, sempre indico a aplicação do pino de cerâmica para o procedimento de implante dentário.
Além disso, é importante lembrar que o implante dentário é um procedimento individual e personalizado. Ou seja, o tamanho e a espessura dos pinos, bem como dos dentes artificiais, atendem às necessidades pessoais de cada pessoa, dependendo da disposição dentária e da arquitetura da boca.

Como é o processo de colocação dos implantes?
A cirurgia para a colocação do implante dentário é tranquila e realizada no próprio consultório odontológico, através de anestesia local, ou seja, não gera dores ou desconforto para o paciente. Além da anestesia, o paciente também recebe uma sedação consciente com benzodiazepínico, de forma extremamente segura, para seu maior conforto.
Durante o procedimento é feito um pequeno corte na gengiva e uma espécie de furo no osso, local onde o pino de titânio ou o de cerâmica será instalado e dará base para o dente artificial. Depois de inserido o implante, é colocada uma tampa de proteção no local e são feitos os pontos. Ao final do procedimento o pino estará completamente coberto pela gengiva, sem ficar aparente.
No Instituto Odontológico Baroni & Vosiacki utilizo uma técnica inovadora para implantes dentários, dependendo da avaliação clínica e do caso do paciente, a cirurgia pode ser guiada digitalmente, através de um pequeno acesso que não necessita de suturas ou pontos!

É importante lembrar que, nos casos em que a perda do dente ocorreu há muitos anos atrás pode ser necessária a realização de um enxerto ósseo, devido à diminuição do osso no local onde o pino fica instalado.
O tempo de duração total do procedimento depende de inúmeros fatores, como a quantidade de dentes que serão implantados e se a extração da raiz será feita na mesma cirurgia ou anteriormente. Mas, de uma forma geral, dura em torno de 90 minutos.
Antes da cirurgia, eu poderei solicitar alguns exames para garantir que o paciente está apto a passar pelo procedimento além de indicar uma série de cuidados pré-operatórios. É muito importante que todos os cuidados solicitados sejam cumpridos para garantir o sucesso de seu implante dentário!
Quais são os benefícios dos implantes dentários?
Muitas pessoas acreditam que os implantes dentários são realizados apenas por uma questão estética, o que não é verdade. Esse procedimento é capaz de aumentar consideravelmente a qualidade de vida do paciente. Entre os seus principais benefícios estão:
- Melhora na mastigação e, consequentemente, melhora na digestão dos alimentos;
- Estabilidade da arcada dentária;
- Manutenção dos dentes vizinhos;
- Recuperação da homeostase do corpo, ou seja, do equilíbrio do organismo. Afinal, nossos dentes estão diretamente ligados aos diferentes órgãos do corpo!
Além de todos os benefícios citados acima, o implante dentário é responsável por aumentar a autoestima de pessoas abaladas pela ausência dos dentes. Afinal, muito além de uma questão estética, a falta de um dente pode gerar falta de confiança e medo de sorrir para muitas pessoas.
Como escolher o dentista e a clínica certa para o procedimento?
Se você está começando suas pesquisas sobre o implante dentário, um ponto para dar atenção é a escolha do local adequado para realizar a cirurgia. Afinal, trata-se de um procedimento importante e é preciso ter confiança no profissional e na clínica que você escolher. “Mas como saber qual o dentista e a clínica certa para realizar o implante dentário?”
Para te ajudar nessa difícil (mas importante) escolha, separei duas formas de como encontrar dentistas e clínicas para o seu implante dentário:
1- Escute indicações! Uma ótima forma de encontrar um dentista ou uma clínica confiável e competente é por meio de recomendações de amigos, familiares e colegas de trabalho que já realizaram o implante dentário e ficaram satisfeitos.
2- Pesquise na internet, mas tenha cuidado! Existem clínicas que não se portam da forma como aparecem na internet. Uma prática importante é buscar analisar as avaliações e comentários que os pacientes deixaram no google ou nas redes sociais.
Pronto! Agora que você já conhece as opções disponíveis em sua região é hora de conhecer os profissionais e a clínica. Para isso, é importante comparecer ao local para uma avaliação, não só dos seus dentes, mas do lugar!
Nesta visita é importante avaliar alguns aspectos fundamentais para sua decisão, como a limpeza do local, a confiança e a credibilidade que o dentista inspira durante a consulta e, principalmente, se ele utiliza as técnicas e os conhecimentos mais modernos do mercado!
Esse último ponto é, talvez, o mais importante no momento da escolha do profissional. Afinal, não basta ter anos e anos de experiência sem inovação! Felizmente, a tecnologia odontológica encontra-se cada vez mais avançada e já nos proporciona muitas técnicas capazes de revolucionar a vida do paciente.
Por isso, certifique-se que o profissional que você escolheu tem acompanhado esses avanços!

Implantes dentários: quanto custa?
Muitas pessoas têm o sonho de realizar implantes dentários e terem sua autoestima resgatada, mas acreditam que esse procedimento é extremamente caro.
Para determinar o custo de um implante dentário é necessário analisar e avaliar uma série de fatores, como:
- Quantidade de dentes que serão implantados;
- Necessidade ou não de realizar enxertos ósseos;
- Situação da saúde bucal;
- Quais materiais serão necessários para o procedimento, entre outros.
Sem essas respostas é impossível quantificar o valor exato do procedimento. Mas é importante lembrar que é preciso duvidar dos implantes que têm preço muito abaixo de mercado. Tenha em mente que o importante não é somente o custo, mas também o resultado adequado.
Por isso, para saber o valor do implante dentário para o seu caso, é importante realizar uma avaliação anterior!
Cuidados pós-operatórios: o que fazer após a cirurgia?
Após a cirurgia de implante dentário, alguns cuidados são necessários para que o procedimento tenha sucesso! As principais recomendações pós-operatórias são:
- Manter os cuidados de higiene, evitando movimentos bruscos e pressões, que podem lesionar a área da cirurgia;
- Evitar ingerir alimentos duros e “crocantes” nos primeiros dias após o implante dentário;
- Utilizar as medicações prescritas, como analgésicos e anti-inflamatórios;
- Realizar repouso no dia da cirurgia e evitar movimentos bruscos durante as semanas seguintes.
É importante lembrar de seguir todas as orientações passadas! Afinal, cada caso é um caso e pode ser que o seu procedimento demande cuidados extras e específicos. Deixar de cumprir as recomendações pós-cirúrgicas pode acabar comprometendo o resultado de seu implante dentário!

Riscos e complicações: o que esperar após a cirurgia de implante dentário?
O implante dentário é uma técnica bastante moderna, segura e eficiente de reabilitação oral, com altas taxas de sucesso. No entanto, como em qualquer área da saúde, existem riscos e possíveis complicações, ainda que em raríssimos casos.
É sempre importante lembrar que, na maior parte dos casos, a complicação no implante dentário se dá por falta de cuidado do próprio paciente ou por falta de experiência ou destreza do profissional que realiza o procedimento.
Por isso, pesquise bem antes de realizar o seu implante dentário. Busque um profissional competente, atualizado, experiente e que utilize as técnicas mais modernas para garantir uma cirurgia confortável e com riscos de complicações próximos do zero.
Dessa forma, tenho certeza de que você terá resultados muito satisfatórios! Afinal, o implante é uma cirurgia muito estudada e segura!
Alternativas aos implantes dentários: quais são as opções disponíveis?
Muitas vezes, após a avaliação inicial, constata-se que o implante dentário não é a melhor opção para alguns pacientes. Seja pelo estado da arcada dentária, enfraquecimento dos ossos ou, até mesmo, pela aversão do próprio paciente em se submeter a uma cirurgia.
Nesses casos, é importante conhecer as principais alternativas ao implante dentário:
Próteses dentárias removíveis. Mais conhecidas como “dentaduras”, podem ser completas ou parciais (casos em que faltam somente um ou mais dentes).
Ponte adesiva em resina. Consiste em um dente protético que é fixado com resina nos dentes vizinhos.
Ponte fixa. Nesse caso o dente protético é fixado nos dentes vizinhos de forma fixa. A grande diferença entre esse método e o da ponte com resina é que neste caso é necessário o desgaste e preparo dos dentes vizinhos.
Prótese dentária com dente suspenso sem apoio (cantilever). Consiste em um dente protético fixado em apenas um dente vizinho.
Caso você tenha optado por um meio alternativo ao implante dentário, é importante realizar uma avaliação das opções disponíveis junto ao seu dentista! Afinal, existem indicações e contraindicações em todos os casos.

Vale a pena fazer implantes dentários?
Como já expliquei neste guia completo sobre implante dentário, o procedimento é muito seguro, simples e moderno! Aqui no Instituto Odontológico Baroni & Vosiacki, todos os pacientes que já realizaram a cirurgia ficam satisfeitos e felizes com a mudança de vida!
Afinal, um ou mais dentes perdidos podem trazer consequências bastante negativas para uma pessoa, seja pela perda da função do dente ou até mesmo por diminuir sua autoestima.
No entanto, para saber se o implante dentário é a melhor opção para o seu caso, é preciso realizar uma avaliação com um profissional confiável e eficiente! Como já dissemos nos tópicos acima, apesar de todos os benefícios dos implantes, nem sempre essa técnica é a mais indicada para todos os pacientes.
Caso você tenha qualquer dúvida sobre os implantes dentários ou outros assuntos relacionados à sua saúde bucal, coloque nos comentários ou entre em contato! Ficarei feliz em ajudar.
Dr. Rodrigo Vosiacki Rossi
(19)99883-1228
Aproveite e me acompanhe nas redes sociais!
@institutobvodonto