Canal não dói porque é canal. A dor que a maioria das pessoas associa ao tratamento já existia antes dele: é a dor da polpa inflamada ou do tecido infectado ao redor da raiz. O tratamento existe justamente para remover a causa dessa dor. Quando ele dói, quase sempre há uma explicação técnica, e ela raramente é “canal é assim mesmo”.
Vale separar o que acontece em cada momento, porque a palavra “dor” está sendo usada para três coisas diferentes.

A dor antes do tratamento: a polpa inflamada em um espaço fechado
A polpa é o tecido vivo que fica dentro do dente, com vasos e nervos, fechado por paredes de dentina que não cedem. Quando uma cárie profunda, uma trinca ou um trauma inflamam esse tecido, ele incha como qualquer outro, mas não tem para onde expandir. A pressão sobe dentro de uma câmara rígida e comprime as fibras nervosas. É a pulpite aguda: dor espontânea, que piora à noite, com frio ou calor, e que o analgésico mal alcança.
Quando a polpa já morreu (necrose), a dor muda de origem. As bactérias que ocuparam o canal liberam produtos pelo forame apical, a saída da raiz, e o osso ao redor responde com inflamação. É o abscesso ou a lesão periapical: o dente parece “alto”, dói ao morder, às vezes incha.
Nas duas situações a dor é anterior ao tratamento e é a razão dele. Pak e White (2010), em revisão sistemática, mediram isso: cerca de 81% dos pacientes chegam ao consultório com dor antes do canal. Um dia depois do tratamento, a proporção cai para cerca de 40%; em uma semana, para cerca de 11%. O tratamento é o que reduz a dor, não o que a produz.
A dor durante: por que a anestesia às vezes “não pega”
Aqui está a origem da fama. Quem já sentiu dor na cadeira quase sempre tinha um dente com pulpite aguda, e nesse dente a anestesia convencional falha com frequência. O mecanismo é conhecido: o tecido inflamado tem pH mais ácido, o que reduz a fração do anestésico capaz de atravessar a membrana do nervo; além disso, as fibras nervosas da polpa inflamada expressam canais de sódio alterados, menos sensíveis ao bloqueio. Hargreaves e Keiser (2002) descreveram esse quadro, o chamado “dente quente”, e mostraram que o bloqueio do nervo alveolar inferior falha em uma parcela expressiva dos molares inferiores com pulpite irreversível.
Isso não significa que o paciente precise sentir. Significa que o protocolo muda. Em dente com pulpite, o bloqueio convencional é complementado com técnicas adicionais: anestesia intraligamentar, intraóssea ou intrapulpar, com anestésico e dose escolhidos para esse cenário. Testar a anestesia com frio antes de abrir o dente, e não começar enquanto houver resposta, é parte do método. Reader e colaboradores (2011) reuniram as evidências dessas técnicas suplementares e a taxa de sucesso sobe de forma consistente quando elas são usadas.
O que condena a experiência do paciente é abrir o dente com a anestesia pela metade, porque “já deu tempo”. A dor, nesse caso, veio da pressa, não do canal.

A dor depois: o que é esperado e o que é sinal de problema
Alguma sensibilidade ao morder nos primeiros dias é esperada. O ligamento que prende o dente ao osso foi instrumentado por dentro, recebeu irrigante e, em dentes com lesão, ainda está se reorganizando. Sathorn, Parashos e Messer (2008) revisaram a literatura e encontraram dor pós-operatória em uma faixa ampla, de 3% a 58% dos casos, com a maioria dos episódios leves e em queda a partir de 48 horas.
Essa variação enorme entre estudos é o ponto. Ela não vem do paciente; vem da técnica. Os fatores que aumentam a dor depois são conhecidos: extrusão de restos de tecido e bactérias pelo forame durante a instrumentação, sobreinstrumentação além do ápice, irrigante empurrado para fora do canal, dente deixado sem restauração provisória adequada. Cada um deles tem prevenção: controle do comprimento com localizador apical, instrumentação com sistemas reciprocantes de calibre adequado, irrigação com agulha de saída lateral e pressão baixa, isolamento absoluto para a saliva não recontaminar o canal entre uma etapa e outra.
Dor que aumenta depois do terceiro dia, inchaço ou dor pulsátil não são “normais” de canal. São sinal de que algo ficou para trás: um canal não localizado, como o MB2 do molar superior, uma fratura não diagnosticada ou infecção residual. Esse paciente precisa voltar, e não esperar passar.
O limite honesto
Nenhuma técnica zera a chance de desconforto, e eu não prometo isso a ninguém. Dente com abscesso agudo, por exemplo, pode exigir drenagem antes de qualquer outra etapa, e o alívio vem em horas, não em minutos. Dente com fratura vertical de raiz dói depois do canal por um motivo que o canal não resolve, e o caminho é a extração. E dor crônica na região de um dente já tratado às vezes nem é do dente: pode ser da articulação ou da musculatura, e aí o diagnóstico é outro.
Por isso a resposta para “canal dói?” não pode ser um sim ou um não. Depende do estado da polpa, da anestesia escolhida para aquele estado e do controle do que acontece no terço apical da raiz. Em endodontia, o que separa um tratamento confortável de um tratamento traumático é, na maior parte das vezes, protocolo, não sorte.
Se o seu dente dói hoje, a pergunta útil não é se o canal vai doer. É o que está inflamado, há quanto tempo, e o que o seu dentista vai fazer de diferente para anestesiar um tecido que resiste à anestesia. No Instagram eu falei do medo que as pessoas trazem para a primeira consulta de canal; este texto é a parte técnica daquela conversa. Caso individual precisa de exame e imagem: se quiser, me chame no WhatsApp e me conte o que você sente.
Você já ouviu de alguém que “canal dói demais”? Me conta como foi o caso, porque quase sempre a história revela qual das três dores estava em jogo.
Dr. Rodrigo Vosiacki Rossi — CRO-SP 89.707 — Graduação UNICAMP; Endodontia (São Leopoldo Mandic); Implantodontia (ABO). Atende no Instituto Baroni Vosiacki, em Limeira-SP.
Referências: Pak JG, White SN. Pain prevalence and severity before, during, and after root canal treatment: a systematic review. J Endod, 2010. Hargreaves KM, Keiser K. Local anesthetic failure in endodontics: mechanisms and management. Endod Topics, 2002. Reader A, Nusstein J, Drum M. Successful local anesthesia for restorative dentistry and endodontics. Quintessence, 2011. Sathorn C, Parashos P, Messer H. The prevalence of postoperative pain and flare-up in single- and multiple-visit endodontic treatment: a systematic review. Int Endod J, 2008.